...
free glitter text and family website at FamilyLobby.com

terça-feira, 23 de março de 2010

História e evolução do teatro

_____________________________
O teatro surgiu com o homem primitivo que necessitava de inventar artimanhas de sobrevivência através do desenho e do teatro. O teatro na sua forma primitiva remonta às danças dramáticas colectivas em rituais de celebração ou agradecimento.
A partir daí, seguiram-se rituais sagrados para apaziguar os rituais da natureza, seguindo-se a mímica e a música associada a representações para deuses. Um dos povos nos quais surgiu o teatro desse modo foi a civilização egípcia. O teatro, juntamente com a música e as danças, era a forma de divertimento dos nobres.
_____________________________
.
____________________________
No entanto, é com a civilização grega que surge verdadeiramente o teatro, através do “ditirambo”, uma espécie de procissão que homenageava Dioniso, o deus do vinho, e que era constituída por um coro com coreutas e corigeu, onde se cantava e dançava. Nessa mesma procissão, contavam-se histórias relacionadas com os deuses e que envolviam a representação, a expressão de sentimentos e a comunicação para a plateia.
____________________________
.
____________________________

No século XIX surgiu uma necessidade obsessiva com os cenários, havendo peças em que actuavam animais e os actores subiam ao palco montados em cavalos vivos. O desenvolvimento tecnológico veio trazer, mais tarde, as luzes, os cenários, os sons e os efeitos especiais que tornavam as peças teatrais verdadeiros espectáculos.
____________________________

____________________________

Adolphe Appia, cenógrafo suíço, entendia os recursos cénicos como uma forma de valorizar a actuação dos participantes das peças, focando o seu papel e propôs a iluminação como principal elemento num cenário vazio e abstracto. Os cenários tornavam-se cada vez mais detalhados e esse excesso de simbolismo acabou por ser criticado como expressão de formalismo burguês.

____________________________

_____________________________

Actualmente, existe uma arte específica, a cenografia. Esta técnica ou ciência processa e projecta a instalação de cenários. A cenografia é, assim, a arte de adornar e decorar o ambiente para a realização de uma peça teatral.

Sem comentários:

Enviar um comentário